ASSISTÊNCIA TÉCNICA A IMPRESSORAS HP RJ : 21 4107-9457/ 9 8237-2820/3684-8095

PARA PRODUTOS HP NA GARANTIA, FAVOR ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM A HP PELO 0800 7097751.

ESTAMOS FUNCIONANDO NORMALMENTE 24H DE DOMINGO A DOMINGO. VAMOS AO LOCAL.


COMO DESBLOQUEAR A FILA DE IMPRESSÃO

1. O problema
          Provavelmente você já passou por este problema:
          Após ter comandado a impressão de um arquivo, nada aconteceu. Depois de alguns instantes de espera, você clicou com o botão direito no ícone da impressora, na barra de tarefas, para verificar o que estaria havendo de errado. Ao ver a indicação na janela abaixo, imaginou que seria uma demora natural e que tudo iria bem.



          O problema é que a impressora continuou inativa. Para piorar, mais nenhum outro documento pode ser impresso, já que a fila estava bloqueada (os "jobs" de impressão são atendidos na ordem em que são solicitados). A esta altura, você decidiu clicar com o botão direito sobre o "job" e cancelar a impressão:



          A janela de informações do "Windows Print Spooler", como a mostrada abaixo, lhe deu a indicação de que seu pedido teria sido atendido:



          Para sua decepção, a janela permaneceu exibindo a mesma informação ("Excluindo..."), a impressão não foi efetivamente cancelada e sua fila continuou presa. Mesmo suspeitando que não iria adiantar, você desligou e religou a impressora... mas a impressão continuou pendente e sua fila permaneceu bloqueada.
          Sem mais alternativa, você partiu para a solução final: salvar seus dados e reiniciar seu computador, tendo sido obrigado a aguardar o processo de boot, que pode ter levado vários minutos, dependendo dos programas previstos em sua configuração para ser carregados.
          Isto não seria necessário. Veja a seguir.


 2. Uma solução rápida e simples
          As instruções abaixo vão lhe mostrar como criar um pequeno arquivo, que deverá ser executado quando ocorrer o problema descrito no item anterior.



1º passo:
Abra o "Notepad" do Windows e digite as linhas de texto mostradas na figura ao lado.

2º passo:
Salve este arquivo, com um nome a sua escolha e com a extensão ".bat", em local de sua preferência.
No exemplo abaixo, o arquivo foi salvo com o nome de "Limpa fila.bat" na Área de Trabalho (desktop), onde aparecerá o novo ícone, mostrado no detalhe.






          Usuários mais experientes certamente preferirão salvar o arquivo em outro diretório.
          Fica como sugestão criar uma pasta denominada "Batch", para este e outros arquivos ".bat" gerados pelo usuário, no diretório "Arquivos de Programas" e inserir um atalho no desktop, utilizando um dos ícones disponíveis no Windows. 

 3. Como usar
          Caso ocorra um bloqueio da fila de impressão, como descrito no item 1, basta clicar sobre o ícone do novo programa criado. Isto fará com que sejam apagados os arquivos de extensão ".shd" (Print Spooler Shadow File) e ".spl" (Print Spooling File), gerados em subdiretório do Windows ao ser comandada a impressão. A fila será esvaziada e sua impressora poderá ser novamente utilizada.

           Vale a pena implantar esta simples solução. É uma questão de tempo, mas você vai acabar precisando dela.